COBOL - Comando DISPLAY - www.cadcobol.com.br
Se a saída for direcionada para CONSOLE, os itens de dados descritos com o uso NATIONAL serão convertidos da representação de caractere nacional para EBCDIC. A conversão usa a página de código EBCDIC especificada na opção do compilador CODEPAGE quando o código-fonte foi compilado. Caracteres nacionais sem equivalentes EBCDIC são convertidos em caracteres de substituição padrão; nenhuma condição de exceção é indicada ou aumentada.
Se a saída não for direcionada para CONSOLE, os itens de dados descritos com o uso NATIONAL serão gravados sem conversão e sem validação de dados.
Nenhuma outra categoria de dados requer conversão.
Os itens de dados DBCS, definidos explícita ou implicitamente como USAGE DISPLAY-1, são transferidos para o campo de envio do dispositivo de saída. Para resultados adequados, o dispositivo de saída deve ter a capacidade de reconhecer caracteres de controle de troca e troca de DBCS.
Os operandos DBCS e não DBCS podem ser especificados em uma única instrução DISPLAY.
A instrução DISPLAY transfere os dados no campo de envio para o dispositivo de saída. O tamanho do campo de envio é a contagem total de bytes de todos os operandos listados. Se o dispositivo de saída for capaz de receber dados do mesmo tamanho que o item de dados que está sendo transferido, o item de dados será transferido. Se o dispositivo de saída não for capaz de receber dados do mesmo tamanho que o item de dados que está sendo transferido, aplica-se um dos seguintes:
Se um operando DBCS precisar ser dividido em vários registros, ele será dividido apenas em um limite de byte duplo.
A inserção do código de turno é necessária para dividir os itens DBCS. Ou seja, quando um operando DBCS é dividido em vários registros, o caractere de troca é inserido no final do registro atual e o caractere de troca é inserido no início do próximo registro. Um espaço é preenchido após o caractere de troca, se necessário. Esses códigos e espaços de turno inseridos estão incluídos na contagem total de bytes dos itens de dados de envio.
Após o último operando ter sido transferido para o dispositivo de saída, o dispositivo é redefinido para a posição mais à esquerda da próxima linha do dispositivo.
Se um item de dados ou literal do DBCS for especificado em uma instrução DISPLAY, o tamanho do campo de envio será a contagem total de bytes de todos os operandos listados, com cada caractere do DBCS contado como dois bytes, além dos códigos de deslocamento e espaços necessários para o DBCS.